Período exige atenção no manejo das áreas de soja

Sojicultores que participam do 3º Concurso de Produtividade da Soja Farótti/Agricenter monitoram áreas para garantir sanidade das plantas, apesar da falta de chuva...

Quinta, 09 de Janeiro de 2020

Segue intenso o trabalho dos profissionais da Farótti/Agricenter Frederico Westphalen junto aos produtores assistidos, especialmente os que integram a edição 2020 do 3º Concurso de Produtividade da Soja. A iniciativa tem como principal objetivo premiar e reconhecer os produtores inscritos que conseguirem atingir níveis mais altos de produtividade nesta commodity, uma das mais importantes para a agricultura brasileira atualmente.

Segundo o coordenador de Vendas da Farótti/Agricenter, Júlio Cesar Heinen, maior parte das lavouras implantadas por meio do concurso está na fase reprodutiva, com algumas áreas já recebendo a segunda aplicação de fungicida.

– Temos alertado o produtor sobre essas aplicações de defensivos, tendo em vista que em algumas áreas temos visto um nível de estresse hídrico, em virtude da falta de chuva. Isso pode afetar o potencial produtivo dessas lavouras. Mas, ao mesmo tempo, temos áreas menos afetadas, que conseguiram se beneficiar com algumas pancadas de chuva isoladas – assinala o profissional.

Nesse sentido, Heinen orienta que o produtor que tiver alguma dúvida em relação ao manejo destas áreas neste cenário, que solicite acompanhamento da equipe. Segundo ele, cada caso precisa ser avaliado individualmente e, de forma geral, aplicações noturnas de defensivos são as mais indicadas.

Na edição 2019/2020 do Concurso de Produtividade da Soja Farótti/Agricenter são mais de 30 agricultores participantes. A direção da empresa ressalta que neste ciclo um dos objetivos é buscar um teto de produtividade na casa das 100 sacas por hectare. Isso respeitando as características dos solos das áreas da de abrangência da empresa.

Cenário de aprendizagem

Na opinião do engenheiro-agrônomo e consultor Alexandre Gazolla Neto, o cenário vivido pelos produtores nestes últimos dias deve ser de aprendizagem quanto as práticas de manejo de solo. Principalmente, ele considera fundamental relembrar práticas preventivas de manejo em épocas como o vazio outonal, em não deixar as áreas descobertas ou mesmo primar pela rotação de culturas no planejamento das safras.
– Isso é fundamental para auxiliar em cenários de pouca chuva, porque favorecem que o solo tenha maior capacidade de armazenamento de água – defende reforçando que o cuidado precisa ser redobrado na aplicação de defensivos.
– É importante monitorar os ataques de pragas em geral, suprir nutricionalmente essa planta e proteger ao máximo para ela que não tenha mais problemas diante de tanto estresse gerado pelo calor – completa.

Relembre os prêmios desta edição do concurso
1º lugar: pulverizador de sulco 250 litros
2º lugar: carro de ferramentas Tramontina Advantage com 115 peças
3º lugar: um televisor 55 polegadas
4º lugar: 30 hectares de agricultura de precisão
5º lugar: 20 hectares de agricultura de precisão
6º lugar: 20 hectares de georreferenciamento

Oferecimento:

Copyright © 2022 | Desenvolvido orgulhosamente por Le Camp - Comunicação & Marketing | Todos os direitos reservados.